Limpeza é saúde: por que o cuidado com a higiene no ambiente de trabalho é tão importante?

Saúde em primeiro lugar

Com expectativa de melhorias constantes, nada pode reparar o que foi perdido durante a crise da COVID-19. Será que, ainda assim, foi possível aprender com ela? Sim!

“A preocupação com a saúde precisa ser algo substancial em qualquer corporação. Entretanto, o que víamos era esse pilar deixado de lado constantemente, como se não fosse algo importante”

A relação entre higiene e saúde já foi constatada há tempos. No ano de 2018 a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontava: lavar as mãos com a frequência correta pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus ou bactérias. E, nesse cenário, sabe-se que seguir regras de higienização vale para ambientes de uso comum: as organizações precisam investir na limpeza do ambiente de trabalho, uma vez que o simples ato previne muitos problemas de saúde.

“Muitos foram prejudicados com a COVID-19. Esse acontecimento voltou o olhar para a limpeza de ambientes comunitários: o que pode ser feito para otimizar o processo?”

O primeiro ponto, sem dúvidas, é contar com uma equipe especializada. “Sabemos que quando existe a necessidade de redução de gastos, o orçamento da limpeza pode ser o primeiro a ser ‘cortado’ e isso não pode acontecer”, complementa. “É importante levar em conta que o surto da COVID acabará, porém, outras viroses e gripes continuam circulando. O hábito de higiene que foi criado não pode ser relaxado”.

“Existem equipamentos e produtos cada vez mais inovadores que auxiliam na produtividade e na qualidade da limpeza que é executada nos ambientes de trabalho”.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) lançou uma série de Manuais de Procedimentos de Limpeza, que trazem informações fundamentais a respeito de procedimentos, equipamentos e produtos químicos indicados.

A vigilância deve ser permanente, sempre falamos que limpeza é essencial para a saúde e o que vimos este ano é a sua comprovação. O mercado de usuários da limpeza não pode flexibilizar ou baixar a guarda.

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× ORÇAMENTOS